Objetivos:
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa
sociedade pluriétnica e pluricultural;
- A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de
Estudo.
Objetivo do presente projeto:
- Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro,
bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se
contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe
social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e
sociais.
PLANEJAMENTO:
Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde,
Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.
Sensibilização:
- Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos
de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em
mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto.
Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento
listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto (
Conhecimentos Prévios ).
- Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um
cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos
alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem,
novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.
Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:
GEOGRAFIA:
- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda
vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos
índios que ainda habitam a floresta amazônica
HISTÓRIA:
- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas
de trabalho e sobrevivência;- Refletir e opinar sobre o papel do índio na
formação da nação brasileira
LÍNGUA PORTUGUESA:
- Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e
coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta
realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus
valores;
- Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.
ARTES:
- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de
outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e
de antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram
o indígena e suas manifestações culturais;
- Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena –
cantando e dramatizando;
- Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da
cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.
Formulação de Problemas:
- Questionar em classe:
- Ainda existe preconceito com os índios?
- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e
discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais
costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?
Extraído: Projeto Pedagógicos Dinâmicos
"A conquista do colar"
A turma dividida em 4 equipes deverá responder questões, mediante sorteio,
sobre assunto já ensinado em classe. A cada resposta certa, a equipe receberá
material para confeccionar o colar (pedaços de barbante ou fio de nylon e
contas variadas, que deverão ser da cor de cada equipe - até 8 contas por
aluno).
Perguntas
Quem era os habitantes do Brasil antes da chegada dos brancos? Os índios.
Como era a organização social desses povos? Viviam em tribos.
Onde viviam? Viviam na taba, aldeias indígenas.
Como era a casa do índio? Era a oca ou palhoça.
Quem os governava? O chefe da tribo era o cacique e o chefe religioso era o
pagé.
Como sobreviviam? Da caça, da pesca e da coleta nas matas.
Que animais caçavam?Antas, macacos, veados, porcos do mato.
O que plantavam? Mandioca, milho e feijão.
Que língua falavam? O tupi-guarani.
Quais eram suas principais armas? O arco, a flecha, o tacape.
Como era a religião deles? Adoravam vários deuses. O principal era Tupã (sol) e
Jaci (lua).
Tinham medo de alguma coisa? Dos trovões. Acreditavam que Tupã estava bravo.
"CAÇADA ESQUISITA"
Cada equipe, usando seus colares, recebem uma lista constando de vários
objetos, que deverão procurar na própria sala, no pátio e onde mais for
possível esconder, o que foi feito com antecedência pelo professor. Esses
objetos serão, sempre que possível, nas cores de cada equipe, para evitar que
uma não pegue os objetos de outra. Todos os objetos da lista serão em
quantidades iguais a todas as equipes exceto o amuleto que terá apenas um.
Procurar os objetos listados abaixo. Procure sempre pela cor de sua equipe: 10
penas de ave, 5 folhas secas, 1 flor, 3 espigas de milho, 2 pedras redondas, 1
amuleto de biscuit (bichinho de massinha), 1 graveto em forma de y, 3 sementes.
Vence a equipe que conseguir reunir todos os objetos pedidos, portanto, a que
conseguir encontrar todos os objetos pedidos incluindo o amuleto, que terá só
um escondido.
"O COCAR DO CACIQUE"
As quatro equipes estarão sentadas no chão em fila indiana, uma ao lado da
outra. Mais ou menos 5 metros à frente de cada equipe, haverá uma mesa com
várias tiras de tecidos e penas tingidas nas cores das equipes, nas quantidades
equivalentes ao número de participantes. As tiras de tecidos e as penas
tingidas estão todas misturadas. Dado um sinal, o último de cada fila corre até
o local onde estão as tiras de tecidos e as penas e separa 5 penas da sua cor e
cola numa tira de tecido, imitando um cocar. Depois de pronto deve colocar o
cocar na cabeça e voltar à sua fila, mas no primeiro lugar. Imediatamente, o
último deverá sair e fazer a mesma coisa. A equipe que terminar primeiro e
todos os componentes estiverem com o cocar, será a vencedora. A equipe
vencedora receberá uma pena especial para os devidos cocares.
"COMIDA DE CURUMIM"
As crianças nas aldeias indígenas eram chamadas de curumim. Os alimentos
melhores eram para elas. Os adultos tentavam agradá-las com as melhores
frutas.Todos participantes, por equipe recebem uma banana, canela em pó, um
prato refratário ou assadeira. O professor ensinará como preparar as bananas:
cortar as pontas, fazer um corte na casca para abri-la sem tirar totalmente, polvilhar
um pouco de canela em pó e fechar a casca. Toda a equipe prepara a sua banana,
colocam sobre o prato refratário, que é levado por alguns minutos ao forno
micro-ondas ou forno comum. Dependendo do local, pode ser feito sobre brasas,
numa fogueira, mas as bananas deverão ser embrulhadas em papel alumínio.
Enquanto as bananas assam, as equipes participarão de um trabalho manual.
"A CORRIDA DAS TORAS"
Algumas tribos indígenas fazem uma corrida carregando toras (pedaços do tronco
de árvores) para avaliar que povo tem os guerreiros mais fortes. As equipes
também farão essa corrida, mas aos pares. Cada dois participantes terão uma
perna amarrada à do outro de modo que fiquem com três pernas apenas.Os pares
com as pernas amarradas deverão correr uma distância pré-determinada, mas
soprando ma pena de galinha ou pato. Se a pena cair, começam novamente. Ao
chegar ao ponto final, nova dupla começa o percurso, soprando outra pena. A
pena deverá estar sempre no ar. Todos da equipe devem participar, sempre aos pares
e com as pernas amarradas. Vence a equipe que cumprir a tarefa em primeiro
lugar. A equipe vencedora ganhará colares extras. Após o jogo todas as equipes
deverão se arrumar para participar da festa, para isso receberão maquiagem para
decorar o rosto como se fossem índios também.
O Jogo do Uiraçu (Gavião)
Brincadeira dos índios Canela - Barra do Corda, MA. Uma criança representa o
gavião e as outras formam uma fila, começando pelos mais altos. Cada criança
abraça forte o colega da frente, com os dois braços passando por baixo dos
braços do colega. O gavião, solto, grita "Piu" (tenho fome). O
primeiro da fila mostra suas pernas "Tu senan síni?" (quer isto?). O
gavião diz "É pelá" a todas elas, menos para a última a quem diz
"Iná!" (sim); e sai correndo atrás dela. O grupo, sempre abraçado,
tenta cercar a ave. Se o gavião agarrar a criança, leva-a para o seu ninho. O
jogo continua até que o animal agarre todas as outras crianças maiores de
acordo com a ordem.
Oficina de criação
Propor aos alunos que pintem macarrões furadinhos e façam colares, pulseiras,
cintos e tornozeleiras imitando arte indígena. Para fazer um cocar é só colar
penas coloridas entre os macarrões. Proponha uma pesquisa referente às
contribuições indígenas: nomes, culinária, artes, etc.
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