PROJETO MINHA PATRIA

Projeto Minha Pátria
Proclamação da República, Dia da Bandeira e Eleições podem ser trabalhados de forma interligada, ajudando a resgatar valores éticos e morais.


Objetivos:

 Despertar o amor à pátria, o respeito e valorizar os símbolos nacionais, estaduais e municipais
 Promover a reflexão e a conscientização sobre direitos e deveres
 Conhecer e localizar no mapa as regiões brasileiras
 Identificar as diversidades naturais e políticas do País
 Apresentar a realidade socioeconômica brasileira
 Resgatar valores éticos e morais, por meio da "redescoberta" da cidadania



Eu amo o meu país


Eu amo o meu estado








Eu amo a minha cidade



Através do presente projeto, propomos um desafio para professores e alunos do Ensino Fundamental I: trabalhar os temas Proclamação da República, independência da Bahia e emancipação de Bom Jesus da Serra, Dia da Bandeira e Eleições de forma interligada.  "A nossa intenção é estimular a reflexão e mostrar a importância de fazer a escola, alunos  e professores se envolverem e abraçarem o projeto que visa o resgate do patriotismo.

Apresentar direitos e deveres e, ao mesmo tempo, resgatar valores fundamentais, como justiça, ética e respeito, são os frutos que esperamos colher. "Durante um concurso para eleger a Bandeira Nacional mais criativa, os alunos terão a oportunidade de avaliar a importância de ser coerente e justo nas escolhas",  sugestões de atividades aplicadas pela escola e promova verdadeiras aulas de cidadania!

Abertura do projeto

Poderão participar as turmas  de 2º a 5º ano e incluindo as seguintes atividades:

 Hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional.
 Apresentação de "Paródias da Pátria" 'Do Estado da Bahia" e Do Municipio de Bom Jesus da Serra" desenvolvidas em grupo pelos alunos.
 Apresentação do Hino à Bandeira Nacional (veja a letra no final deste projeto).
Apresentação do Hino da cidade de Bom Jesus da Serra

Interpretação do Hino Nacional e do Hino da Bahia (Alunos do 5º ano)

Divida a turma em dois grupos e entregue a letra do Hino Nacional para uma equipe e a letra do Hino à Bandeira para o outro grupo. Disponibilize papel crepom nas cores do Brasil, cartolina, , cola, tesoura sem ponta e outros materiais que julgar necessário  para que os alunos possam interpretar as canções por meio de figuras. Incentive a procura do significado das palavras desconhecidas. Promova a apresentação dos trabalhos e incentive a troca de ideias.



Ciclo de debates
Estabeleça um dia da semana para promover debates, com alunos do 5º ano, sobre temas relacionados ao projeto. Sugestões:
 O que é ser patriota hoje no Brasil?
 Cidadania - Como colocá-la em prática?
 Falta patriotismo dos políticos brasileiros?
 O que significou a Proclamação da República?
 Qual a importância do voto consciente?
 Qual a importância da emancipação do nosso município?




Concurso Bandeira Nacional, Bandeira da Bahia e Bandeira do Município (5º e 7º anos)

Reúna os alunos e apresente as regras do Concurso Bandeira Nacional, Bandeira da Bahia e Bandeira do Município. Exemplos: vence a Bandeira mais criativa, a comissão julgadora será formada por professores, os participantes poderão organizar uma campanha eleitoral para divulgar o trabalho, entre outras. Mostre a possibilidade de colagens, pinturas e recortes para a confecção das Bandeiras. Disponibilize cartolina, cola, tesoura sem ponta, tintas, pincéis, papel crepom nas cores das Bandeiras, isopor, papel camurça e outros materiais.

Após a confecção e exposição das Bandeiras, o aluno terá uma semana para promover uma campanha eleitoral e tentar conquistar votos. Sugira que o "candidato" aproveite para explicar a proposta do desenho à comissão julgadora, que argumente por que optou por determinado material e o que aquele símbolo representa para a Nação.

Os professores deverão votar com coerência, elegendo 1º, 2º e 3º colocados das três melhores Bandeiras. Prepare uma comissão para fazer a contagem dos votos. É importante que seja formada por alunos que não participaram do concurso. Organize um pódio para os vencedores e uma homenagem como, por exemplo, a canção "Eu te Amo Meu Brasil", da dupla Dom e Ravel.

Dica!
Ressalte a importância da Bandeira para o país, aborde a sua história, relacione as cores, comente sobre a representação das estrelas, promova a identificação dos Estados e procure saber o que a turma entende pelo lema "Ordem e Progresso".

Leitura em grupo (5º ano)

Solicite a pesquisa de notícias sobre as regras do processo de eleitoral das próximas eleições que ocorrerão no Brasil. Para facilitar, divida a classe em grupos e estabeleça um tem para cada um. "Temas:
> Quem pode ser candidato?,
> Quem pode votar, 
> O que ético para o candidato fazer na hora de pedir o voto, 
> O que devemos esperar de um candidato e 
> O que é ético para o eleitor fazer quando alguém lhe pede o voto
Selecione noticias sobre a perda de mandato por fraude eleitoral e apresente em sala de aula. Mencione e promova a leitura e a discussão sobre as notícias selecionadas.

Dica!
Aborde a polêmica "Lei da Ficha Limpa" e estimule o debate sobre a reputação e o perfil de um candidato ideal e o voto consciente.

Produção de texto (2º e 3º anos)

Proponha temas para a produção de textos. Exemplos: Bom Jesus da Serra, Terra que eu amo; Por que gosto do Brasil? Bahia, meu amor meu xodó; . Escolha os melhores textos e peça para que os autores leiam para a classe. Promova a discussão, questione quem pensa diferente, quem está de acordo etc

Palestra Cidadania - A Importância do Voto
A escola também promoveu uma palestra para os alunos do 5º ano sobre o voto consciente e a importância de o eleitor acompanhar o mandato do candidato e verificar se as promessas da campanha estão sendo cumpridas.

Caça-palavras com o nome dos cargos que serão disputados nas eleições de 2016, incluindo as principais atribuições de cada cargo.  





Dica!
Após a atividade, explique as funções de cada cargo e aborde o pioneirismo do Brasil ao adotar a urna eletrônica. Muitos nem imaginam que a votação já foi realizada em cédula de papel.



Vamos fazer um acróstico? (“sugerimos” 4º ano)

Explique que um acróstico é uma composição poética na qual as letras iniciais, intermediárias ou finais formam palavras ou até mesmo frases. Proponha os seguintes temas: Brasil, Pátria, Cidadania e Proclamação da República. Dê um exemplo de acróstico:

Brasil, pátria querida
Raio de luz em minha vida
Amor à nação é papel do cidadão
Ser brasileiro explica tanta paixão
Ilusão é deixar de exercer o direito de cidadão
Lutar em defesa da pátria é nossa obrigação!

Ao final, promova a leitura e o registro dos acrósticos redigidos pelos alunos. Outra possibilidade é expor em uma mural para que toda a comunidade escolar possa apreciar.

Palavra Cruzada (5º ano)

Solicite que os alunos pesquisem sobre a Proclamação da República. Com o auxílio do responsável pela informática, confeccione uma palavra cruzada com termos ligados a esse contecimento histórico. Exemplo:

Horizontal

Marechal responsável pela Proclamação da República
Vertical

Mês em que é comemorada a Proclamação da República.





Análise de charges (“sugerimos” 5º ano)

Selecione charges divertidas e adequadas para a faixa etária das crianças. Escolha ilustrações que abordem questões políticas e o processo eleitoral ocorrido neste ano. Divida os alunos em grupos e entregue uma imagem diferente para cada um. Explique que a charge é um estilo de ilustração cuja finalidade é satirizar, principalmente acontecimentos atuais. Peça para que os grupos analisem as ilustrações, identifiquem elementos de humor e comparem com a realidade.

Aulas de arte

Atividade para fazer com os alunos nas aulas sobre Proclamação da República. Confira.

Chapéu de marechal

Materiais:

 jornal
 tinta guache verde
 fitas de cetim azul, amarela e vermelha
 papel dourado
 cola e tesoura





1. Dobre uma folha de jornal ao meio.

2. Dobre suas extremidades para dentro, formando quase uma "casinha".

3. Dobre para fora o excesso de papel, para que fique de fato no formato de um triângulo.

5. Abra o triângulo e dobre no sentido oposto, formando um quadrado.

6. Dobre as pontas do quadrado para dentro, formando novamente um triangulo.

7. Pinte o chapéu com guache verde.

8. Cole as fitas azul e amarela e a medalha dourada com fitas vermelhas.


Bandeira do Brasil 
Toda comemoração do Dia da Bandeira merece um trabalho artístico bem bonito e patriota.

Materiais:

 EMBORRACHADO verde, amarelo, azul e branco
 algodão
 linha azul e amarela
 agulha
 tesoura e cola branca

"Obs: o material para a confecção da bandeira ficará de livre escolha dos professores"




1. Recorte um retângulo com o EMBORRACHADO verde, um losango de EMBORRACHADO amarelo, um círculo de EMBORRACHADO azul e duas estrelas e uma faixa de EMBORRACHADO branco (conforme os moldes).
2. Cole as estrelas e a faixa brancas no círculo azul. Costure o circulo azul no losango amarelo com a linha azul.
3. Antes de fechar a costura do círculo, coloque bolas de algodão dentro da costura.
4. Costure com a linha amarela o losango no retângulo verde, e encha de algodão também antes de fechar.

Hino à Bandeira Nacional

Letra: Olavo Bilac
Música: Francisco Braga
Salve, lindo pendão
da esperança,
Salve, símbolo
augusto da paz!
Tua nobre presença
à lembrança
A grandeza da
Pátria nos traz.
Recebe o afeto
que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem
par destas matas,
E o esplendor do
Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto
que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando
o teu vulto sagrado,
Compreendemos
o nosso dever;
E o Brasil, por
seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto
que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa
Nação Brasileira,
Nos momentos
de festa ou de dor,
Paira sempre,
sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça
e do Amor!

Recebe o afeto
que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário