Projeto Minha Pátria
Proclamação da República, Dia da Bandeira e Eleições podem
ser trabalhados de forma interligada, ajudando a resgatar valores éticos e
morais.
Objetivos:
★ Despertar o amor à pátria, o respeito e
valorizar os símbolos nacionais, estaduais e municipais
★ Promover a reflexão e a conscientização
sobre direitos e deveres
★ Conhecer e localizar no mapa as regiões
brasileiras
★ Identificar as diversidades naturais e
políticas do País
★ Apresentar a realidade socioeconômica
brasileira
★ Resgatar valores éticos e morais, por meio
da "redescoberta" da cidadania
Eu amo o meu país
Através do presente projeto, propomos um desafio para professores e alunos
do Ensino Fundamental I: trabalhar os temas Proclamação da República, independência da Bahia e emancipação de Bom Jesus da Serra, Dia da
Bandeira e Eleições de forma interligada. "A
nossa intenção é estimular a reflexão e mostrar a importância de fazer a escola, alunos e professores se envolverem e abraçarem o projeto que visa o resgate do patriotismo.
Apresentar direitos e deveres e, ao mesmo tempo, resgatar valores fundamentais,
como justiça, ética e respeito, são os frutos que esperamos colher.
"Durante um concurso para eleger a Bandeira Nacional mais criativa, os
alunos terão a oportunidade de avaliar a importância de ser coerente e justo
nas escolhas", sugestões de atividades aplicadas
pela escola e promova verdadeiras aulas de cidadania!
Abertura do projeto
Poderão participar as turmas de 2º a 5º ano e
incluindo as seguintes atividades:
★ Hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino
Nacional.
★ Apresentação
de "Paródias da Pátria" 'Do Estado da Bahia" e Do Municipio de Bom Jesus da Serra" desenvolvidas em grupo pelos alunos.
★ Apresentação
do Hino à Bandeira Nacional (veja a letra no final deste projeto).
★Apresentação do Hino da cidade de Bom Jesus da Serra
Interpretação do Hino Nacional e do Hino da Bahia (Alunos do 5º ano)
Divida a turma em dois grupos e entregue a letra do Hino
Nacional para uma equipe e a letra do Hino à Bandeira para o outro grupo.
Disponibilize papel crepom nas cores do Brasil, cartolina, , cola, tesoura sem
ponta e outros materiais que julgar necessário para que os alunos possam interpretar as canções por meio
de figuras. Incentive a procura do significado das palavras desconhecidas.
Promova a apresentação dos trabalhos e incentive a troca de ideias.
Ciclo de debates
Estabeleça um dia da semana para promover debates, com
alunos do 5º ano, sobre temas relacionados ao projeto. Sugestões:
★ O que é ser patriota hoje no
Brasil?
★ Cidadania - Como colocá-la em prática? ★ Falta patriotismo dos políticos brasileiros? ★ O que significou a Proclamação da República? ★ Qual a importância do voto consciente? ★ Qual a importância da emancipação do nosso município? |
Concurso Bandeira Nacional, Bandeira da Bahia e Bandeira do Município (5º e 7º anos)
Reúna os alunos e apresente as regras do Concurso Bandeira
Nacional, Bandeira da Bahia e Bandeira do Município. Exemplos: vence a Bandeira mais criativa, a comissão julgadora será
formada por professores, os participantes poderão organizar uma campanha
eleitoral para divulgar o trabalho, entre outras. Mostre a possibilidade de
colagens, pinturas e recortes para a confecção das Bandeiras. Disponibilize
cartolina, cola, tesoura sem ponta, tintas, pincéis, papel crepom nas cores das Bandeiras, isopor, papel camurça e outros materiais.
Após a confecção e exposição das Bandeiras, o aluno terá uma
semana para promover uma campanha eleitoral e tentar conquistar votos. Sugira
que o "candidato" aproveite para explicar a proposta do desenho à
comissão julgadora, que argumente por que optou por determinado material e o
que aquele símbolo representa para a Nação.
Os professores deverão votar com coerência, elegendo 1º, 2º e 3º colocados das três
melhores Bandeiras. Prepare uma comissão para fazer a contagem dos votos. É
importante que seja formada por alunos que não participaram do concurso.
Organize um pódio para os vencedores e uma homenagem como, por exemplo, a
canção "Eu te Amo Meu Brasil", da dupla Dom e Ravel.
Dica!
Ressalte a importância da Bandeira para o país, aborde a
sua história, relacione as cores, comente sobre a representação das estrelas,
promova a identificação dos Estados e procure saber o que a turma entende
pelo lema "Ordem e Progresso".
|
Leitura em grupo (5º ano)
Solicite a pesquisa de notícias sobre as regras do processo de eleitoral das próximas eleições que ocorrerão no Brasil. Para facilitar, divida a classe em
grupos e estabeleça um tem para cada um. "Temas:
> Quem pode ser candidato?,
> Quem pode votar,
> O que ético para o candidato fazer na hora de pedir o voto,
> O que devemos esperar de um candidato e
> O que é ético para o eleitor fazer quando alguém lhe pede o voto
Selecione noticias sobre a perda de mandato por fraude eleitoral e apresente em sala de aula. Mencione e promova a leitura e a discussão
sobre as notícias selecionadas.
Dica!
Aborde a polêmica "Lei da Ficha Limpa" e
estimule o debate sobre a reputação e o perfil de um candidato ideal e o voto consciente.
|
Produção de texto (2º e 3º anos)
Proponha temas para a produção de textos. Exemplos: Bom Jesus da Serra,
Terra que eu amo; Por que gosto do Brasil? Bahia, meu amor meu xodó; . Escolha os
melhores textos e peça para que os autores leiam para a classe. Promova a
discussão, questione quem pensa diferente, quem está de acordo etc
Palestra Cidadania - A Importância do Voto
A escola também promoveu uma palestra para os alunos do 5º
ano sobre o voto consciente e a importância de o eleitor acompanhar o mandato
do candidato e verificar se as promessas da campanha estão sendo cumpridas.
|
Caça-palavras com o nome dos cargos que serão disputados
nas eleições de 2016, incluindo as principais atribuições de cada cargo.
Dica!
Após a atividade, explique as funções de cada cargo e
aborde o pioneirismo do Brasil ao adotar a urna eletrônica. Muitos nem
imaginam que a votação já foi realizada em cédula de papel.
|
Vamos fazer um acróstico? (“sugerimos” 4º ano)
Explique que um acróstico é uma composição poética na qual
as letras iniciais, intermediárias ou finais formam palavras ou até mesmo
frases. Proponha os seguintes temas: Brasil, Pátria, Cidadania e Proclamação da
República. Dê um exemplo de acróstico:
Brasil, pátria querida
Raio de luz em minha vida
Amor à nação é papel do cidadão
Ser brasileiro explica tanta paixão
Ilusão é deixar de exercer o direito de cidadão
Lutar em defesa da pátria é nossa obrigação!
Ao final, promova a leitura e o registro dos acrósticos
redigidos pelos alunos. Outra possibilidade é expor em uma mural para que toda
a comunidade escolar possa apreciar.
Palavra Cruzada (5º ano)
Solicite que os alunos pesquisem sobre a Proclamação da República.
Com o auxílio do responsável pela informática, confeccione uma palavra cruzada
com termos ligados a esse contecimento histórico. Exemplo:
Horizontal
Marechal responsável pela Proclamação da República
Vertical
Mês em que é comemorada a Proclamação da República.
Análise de charges (“sugerimos” 5º ano)
Selecione charges divertidas e adequadas para a faixa etária
das crianças. Escolha ilustrações que abordem questões políticas e o processo
eleitoral ocorrido neste ano. Divida os alunos em grupos e entregue uma imagem
diferente para cada um. Explique que a charge é um estilo de ilustração cuja
finalidade é satirizar, principalmente acontecimentos atuais. Peça para que os
grupos analisem as ilustrações, identifiquem elementos de humor e comparem com
a realidade.
Aulas de arte
Atividade para fazer com os alunos nas aulas sobre Proclamação da República.
Confira.
Chapéu de marechal
Materiais:
★ jornal
★ tinta
guache verde
★ fitas
de cetim azul, amarela e vermelha
★ papel
dourado
★ cola
e tesoura
1. Dobre uma folha de jornal ao meio.
2. Dobre suas extremidades para dentro, formando quase uma
"casinha".
3. Dobre para fora o excesso de papel, para que fique de fato no formato
de um triângulo.
5. Abra o triângulo e dobre no sentido oposto, formando um quadrado.
6. Dobre as pontas do quadrado para dentro, formando novamente um
triangulo.
7. Pinte o chapéu com guache verde.
8. Cole as fitas azul e amarela e a medalha dourada com fitas vermelhas.
Bandeira do Brasil
Toda comemoração do Dia da Bandeira merece um trabalho
artístico bem bonito e patriota.
Materiais:
★ EMBORRACHADO verde, amarelo, azul e branco
★ algodão
★ linha
azul e amarela
★ agulha
★ tesoura
e cola branca
"Obs: o material para a confecção da bandeira ficará de livre escolha dos professores"
1. Recorte um retângulo com o EMBORRACHADO verde, um
losango de EMBORRACHADO amarelo, um círculo de EMBORRACHADO azul e duas
estrelas e uma faixa de EMBORRACHADO branco (conforme os moldes).
2. Cole as estrelas e a faixa brancas no círculo azul.
Costure o circulo azul no losango amarelo com a linha azul.
3. Antes de fechar a costura do círculo, coloque bolas
de algodão dentro da costura.
4. Costure com a linha amarela o losango no retângulo
verde, e encha de algodão também antes de fechar.
Hino à Bandeira Nacional
Letra: Olavo Bilac Música: Francisco Braga
Salve, lindo pendão
da esperança, Salve, símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto
que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul, A verdura sem par destas matas, E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever; E o Brasil, por seus filhos amado, Poderoso e feliz há de ser. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nação Brasileira, Nos momentos de festa ou de dor, Paira sempre, sagrada bandeira, Pavilhão da Justiça e do Amor! Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário